O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, aproveitou a visita ao Irã para assinar um acordo de cooperação militar entre os dois países.

continua após a publicidade

De acordo com agências de notícias russas, Shoigu afirmou que Moscou quer desenvolver uma relação militar “de longo termo e multifacetada” com o país. O novo acordo inclui cooperação antiterrorista e o envio de equipes de militares para treinamento. As marinhas russa e iraniana também poderão utilizar os portos dos dois países com mais frequência.

O ministro da Defesa iraniano, Hossein Dehghan, afirmou que a cooperação é uma resposta às ambições norte-americanas na região. Moscou e Teerã apoiam o regime do presidente da Síria, Bashar Assad, enquanto Washington prega a mudança do regime e apoia grupos rebeldes.

“O Irã e a Rússia têm capacidade para enfrentar a intervenção expansionista e gananciosa dos Estados Unidos através da cooperação, sinergia e ativando suas capacidades estratégicas potenciais”, afirmou. “Como vizinhos, os dois países têm visões comuns sobre problemas políticos, regionais e globais.” Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade