Final do mês

Rússia diz que vai reconhecer palestinos na ONU

A Rússia vai apoiar o pedido palestino de reconhecimento na Organização das Nações Unidas (ONU) no final deste mês, afirmou o enviado russo à ONU em declarações divulgadas nesta segunda-feira. Vitaly Churkin disse ao canal de notícias Rossiya-24 que o governo russo vai apoiar qualquer abordagem que os palestinos adotarem em seus esforços para conseguir a filiação à ONU.

Churkin disse que os palestinos podem solicitar a filiação à ONU depois de conseguir uma recomendação favorável à medida com o Conselho de Segurança ou listar o apoio de pelo menos dois terços dos 193 países da Assembleia Geral.

“O principal obstáculo (no Conselho de Segurança) serão os Estados Unidos, que não esconde o fato de que vetarão a resolução”, disse Churkin.

Os palestinos vão precisar de 129 votos a favor na Assembleia Geral para serem aceitos como membros da ONU. Israel e os Estados Unidos se opõem à iniciativa palestina, dizendo que o Estado deve ser estabelecido por meio de negociações.

“A Palestina já foi reconhecida por 125 países e há outros países que simpatizam com a Palestina”, declarou Churkin. Segundo ele, Moscou apoia a criação do Estado palestino desde 1988.

“Nós votaremos a favor de qualquer proposta apresentada pelos palestinos. Mas eu devo dizer que não estamos fazendo pressão nesse sentido”, afirmou. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo