O Ministério de Relações Exteriores da Rússia acusou o serviço de inteligência dos Estados Unidos de tentar recrutar diplomatas russos expulsos pelo governo americano. A investida teria ocorrido em meio a um conflito diplomático após o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.

continua após a publicidade

Nesta sexta-feira, o ministério disse que viu um “forte aumento nas ações provocativas contra os diplomatas russos” após a decisão dos EUA, no início da semana, de exigir a saída de 60 diplomatas russos do território americano.

continua após a publicidade

De acordo com o ministério, os serviços de inteligência americanos se engajaram em “esforços frenéticos” para oferecer ofertas de cooperação aos diplomatas russos que foram expulsos. A agência descreveu as alegadas aberturas dos EUA como “cínicas e nojentas”, acrescentando que elas falharam.

continua após a publicidade

Duas dúzias de países exigiram a saída de mais de 150 diplomatas russos, em uma demonstração de solidariedade ao Reino Unido devido ao ataque com um agente químico nervoso contra o ex-espião Sergei Skripal. Moscou nega envolvimento. Fonte: Associated Press.