Rússia desiste de instalar mísseis, diz agência

A Rússia desistiu de seu plano para instalar mísseis Iskander perto da fronteira com a Polônia, após os Estados Unidos recuarem de seu escudo antimísseis no Leste Europeu. A informação foi dada por uma fonte militar hoje à agência “Interfax”. “Sem dúvida, o cancelamento por Washington de suas instalações de defesa antimíssil não passará em branco”, disse a fonte. A “série de medidas que estavam planejadas será congelada, e possivelmente completamente cancelada”, notou.

A fonte especificou que uma das importantes mudanças que devem ser canceladas está um plano para posicionar mísseis Iskander de curto alcance em Kaliningrado, perto da Polônia e da Lituânia, dois membros da União Europeia. Segundo ele, Moscou também reexaminará outras medidas militares avaliadas em resposta ao lançamento dos EUA.

Ontem, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que Washington desistiu de um controverso plano de instalar instalações antimísseis na República Checa e na Polônia. Segundo Obama, os EUA optarão por um sistema mais flexível, destinado a interceptar mísseis de curto e médio alcance do Irã. A Rússia criticava fortemente o escudo antimísseis dos EUA no Leste Europeu, argumentando que tratava-se de uma ameaça à segurança russa. Moscou ameaçou instalar mísseis em Kaliningrado como retaliação. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna