Um funcionário georgiano disse nesta sexta-feira (12) que as forças russas desativaram um posto de controle perto da província separatista da Ossétia do Sul e mudaram a instalação para uma vila onde habitam georgianos étnicos. Monitores da União Européia elogiaram a retirada de um lugar que para eles era claramente fora da Ossétia do Sul e, portanto, fora dos limites onde os russos devem ficar.
O posto russo na Vila de Perevi era um ponto de particular tensão na volátil área ao longo do limite do território controlado por forças russas e da Ossétia do Sul, após a Rússia travar uma breve guerra com a Geórgia em agosto. O funcionário do Ministério de Interior da Geórgia, Shota Utiashvili, disse que as tropas russas desmantelaram hoje o posto em Perevi e deixaram a vila.
Moscou reconheceu as províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia como independentes, após o confronto com Tbilisi. Além disso, milhares de soldados russos foram enviados para reforçar a segurança nas províncias. O governo da Geórgia e nações do Ocidente argumentam que isso viola o cessar-fogo, que prevê o retorno às posições anteriores ao conflito.