A Grécia foi convidada pela Rússia a tornar-se o sexto membro do Banco de Desenvolvimento dos Brics, segundo o site da emissora estatal russa RT. O convite foi feito pelo vice-ministro das Finanças russo, Sergey Storchak, durante um telefonema na segunda-feira com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, segundo comunicado do site do partido governista grego Syriza. Tsipras teria agradecido Storchak, atualmente representante do Banco dos Brics, e disse que a Grécia estava interessada na oferta e irá examiná-la com cuidado.

continua após a publicidade

O banco é uma iniciativa de US$ 100 bilhões. O comunicado do Syriza diz que a Rússia terá a chance de discutir o convite com os outros líderes dos Brics durante o Fórum Econômico Internacional 2015 em São Petersburgo.

Segundo a nota da emissora estatal russa, Moscou e a Grécia vêm fortalecendo sua cooperação econômica, já que ambos enfrentam problemas. A Rússia sofre com sanções ocidentais por causa da violência no leste da Ucrânia, enquanto a Grécia tenta negociar sua dívida com seus credores internacionais. (Gabriel Bueno da Costa)

continua após a publicidade