A Rússia ofereceu seu apoio hoje à ambição da Índia por obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração está em um comunicado conjunto, firmado pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, e pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, durante visita de Medvedev à Índia. O Brasil também almeja uma vaga permanente no órgão mais importante da ONU.
Na semana passada, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, defendeu uma vaga permanente para a Índia no CS, porém de modo menos enfático que a Rússia. Wen disse apenas que Pequim entende a aspiração indiana por um papel maior na ONU, incluindo no CS. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também defendeu uma vaga permanente para a Índia.
A Rússia foi o quinto dos cinco membros permanentes do CS a enviar seu líder em visita à Índia em 2010, em um sinal do peso geopolítico e econômico de Nova Délhi. Rússia e Índia fecharam acordos de cooperação em energia, comércio e combate às mudanças climáticas. A Índia quer uma participação maior nos campos de gás e petróleo russos. Os países devem ainda desenvolver pesquisas nucleares e espaciais conjuntas.
As duas nações pediram diálogo para se resolver o impasse em torno do programa nuclear do Irã. Potências lideradas pelos EUA temem que Teerã busque uma bomba nuclear, mas o governo iraniano afirma ter apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.