O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, acusou neste sábado os Estados Unidos de incentivarem a Ucrânia a desafiar Moscou.
Em comentários divulgados pelas redes de televisão locais, Sergey Lavrov disse que “nossos colegas norte-americanos ainda preferem empurrar a liderança ucraniana rumo a um caminho de confronto”. O ministro acrescentou que as chances de resolver a crise ucraniana teriam sido maiores se dependesse apenas da Rússia e da Europa.
Na sexta-feira, uma cúpula da União Europeia decidiu não impor imediatamente novas sanções à Rússia por causa de sua participação na crise do leste da Ucrânia. Mas o governo russo e insurgentes pró-Moscou receberam um prazo de até segunda-feira para tomar medidas que melhorem a situação.
Lavrov reconheceu que a Rússia tem alguma influência sobre os rebeldes, apontando para seu movimento nesta semana para liberar quatro observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), depois de semanas de cativeiro, mas alegou que este poder de convencimento é limitado.
“Há razões para crer que eles nos ouvem em outros aspectos da posição russa em relação à crise na Ucrânia, mas isso não significa que eles imediatamente se deslocam para atender aos nossos apelos”, disse o ministro. Fonte: Associated Press.