A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pressionou nesta quarta-feira (23) a Coréia do Norte para que aceite os termos da verificação do desmantelamento de seu programa nuclear bélico, durante encontro com o ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Pak Ui Chun, em Cingapura. Esta foi a primeira reunião informal entre os chanceleres dois países desde o início das negociações multilaterais sobre o tema, há quatro anos.

continua após a publicidade

Condoleezza disse a Pak que a Coréia do Norte deveria agir rapidamente para provar que não mentiu nos dados apresentados de sua atividade nuclear no passado. Segundo a chanceler americana, disso depende a melhora nas relações da Coréia do Norte com os EUA e com seus vizinhos imediatos, além de encerrar o isolamento internacional.

“Nós não impusemos cronogramas específicos, mas o espírito foi positivo, porque acreditamos que estamos fazendo progressos”, disse Condoleezza a jornalistas após o encontro, realizado paralelamente a um fórum da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Cingapura. “Existe ainda uma percepção de urgência sobre os avanços e por um esforço para não haver um outro hiato”, comentou a secretária de Estado sobre as conversas com o chanceler norte-coreano e os ministros das Relações Exteriores das outras quatro nações envolvidas nas negociações multilaterais – China, Japão, Rússia e Coréia do Sul.

continua após a publicidade