A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, pediu aos países europeus que demonstrem sua desaprovação com o fato de a Rússia ter invadido a Geórgia, em uma breve guerra em agosto. Todavia, Rice suavizou seu discurso sobre o que seria a tentativa ilegítima de Moscou para ganhar influência sobre as ex-repúblicas soviéticas. A secretária falou nesta terça-feira (2) aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

continua após a publicidade

Logo após a Rússia tomar posições no território georgiano, a administração George W. Bush liderou uma iniciativa para congelar o Conselho entre a Otan e a Rússia. Vários países europeus agora pressionam pela volta das reuniões regulares entre os ministros de Relações Exteriores dos países. “Acho que chegou a hora de retomar as negociações”, afirmou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini. Segundo Rice, as conversas já recomeçaram, em escalões inferiores. Ela ressaltou, porém, que é preciso, para a retomada completa das relações, que Moscou respeite o cessar-fogo com a Geórgia.

Os dois dias de conversas entre os membros da Otan enfocaram também o desejo de Geórgia e Ucrânia de ingressarem na aliança, com os EUA pedindo uma avaliação mais rápida desses pedidos. França e Alemanha apontaram que isso pode causar descontentamento entre os russos. Os EUA retrocederam na semana passada, em meio à oposição européia e russa.

continua após a publicidade