A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, pediu aos israelenses que retomem as negociações de paz com os palestinos, sem a necessidade de estabelecer condições prévias para o diálogo. Rice se reuniu hoje com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e deve se encontrar amanhã com o primeiro-ministro da Palestina, Salam Fayyad amanhã.
“Nós precisamos decidir se somos sérios a respeito da paz ou se ficaremos na conversa só para agradar”, disse ela, em discurso que dá sequência à política do presidente dos EUA, Barack Obama, em buscar soluções diplomáticas para o Oriente Médio.
Em discurso durante uma conferência com a participação do presidente israelense Shimon Peres, Rice disse que seu governo está comprometido com sua segurança. “Como o presidente Peres sempre nos lembra, ser sério (sobre o processo de paz) significa se arriscar pela paz”, disse Rice.
Peres dividiu o prêmio Nobel da Paz de 1994 com o líder palestino Yasser Arafat e com o líder israelense assassinado Yitzhak Rabin por seus esforços para a paz no Oriente Médio.