Reunião sobre programa nuclear mostra progresso

Os negociadores nucleares para o Irã e um grupo de seis países estão fazendo progressos encorajadores para reduzir as diferenças que dificultaram reuniões anteriores destinadas a reduzir os temores sobre o programa nuclear iraniano, afirmou um diplomata próximo das negociações.

Com a interrupção da reunião apenas para o almoço, o diplomata alertou contra o otimismo prematuro sobre o resultado. Mas ele disse que o diálogo entre os dois lados sugere que eles encontram um entendimento comum para uma segunda rodada de conversações.

 

O diplomata afirmou que os iranianos pareciam estar se movendo para discutir o programa de enriquecimento do país, engajando-se na discussão sobre o uso pacífico da energia nuclear e o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

Ele afirmou que a equipe iraniana mencionou o “fatwa” (decreto religioso), ou proibição, do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khameneide, de armas nucleares no país, durante as discussões.

Após o almoço, a reunião será realizada em sessões bilaterais, segundo o diplomata. “Eu diria que havia uma atmosfera muito construtiva em relação à última(reunião)…Uma vibração positiva no geral”, disse.

Outro diplomata descreveu a sessão recém-concluída como uma “manhã útil de trabalho”, afirmando que os iranianos pareciam estar à procura de um “processo sério” durante as conversações. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo