Reunião do Eurogrupo sobre Grécia amanhã será “decisiva”, diz Merkel

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que dependerá da Grécia dar o próximo passo e aceitar a “generosa” oferta que os credores internacionais fizeram a Atenas.

Segundo Merkel, ela e o presidente da França, François Hollande, se reuniram mais cedo com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, para pressioná-lo a concordar com a oferta.

Merkel também comentou que a reunião do Eurogrupo – formado por ministros de Finanças da zona do euro – marcada para este sábado será “decisiva”. Ontem, os ministros não conseguiram superar o impasse nas negociações entre Atenas e seus credores.

Merkel disse ainda que não descarta a possibilidade de ela e Hollande fazerem uma ligação telefônica a Tsipras nos próximos dias, mas ressaltou que não há nada concreto planejado. Ao ser perguntada o que acontecerá se não houver acordo neste fim de semana e se existe um “plano B”, a chanceler simplesmente respondeu “não”.

Na terça-feira (30), Atenas tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a saldar com o Fundo Monetário Internacional (FMI). No mesmo dia, vence a porção da zona do euro no atual programa de ajuda da Grécia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo