Reunião de líderes políticos gregos termina sem acordo

Uma reunião de mais de sete horas de duração entre os líderes dos principais partidos políticos da Grécia e o primeiro-ministro Lucas Papademos terminou sem um acordo total sobre as medidas de austeridade exigidas pelo trio de credores internacionais do país. De acordo com o chefe de governo, há acordo em torno de quase todas exigências, com exceção de um ponto. Eles divergem sobre o corte nas aposentadorias.

Dois dos três líderes reunidos com Papademos – o conservador Antonis Samaras e o ultradireitista Giorgos Karatzaferis – aceitaram tanto cortes nas aposentadorias convencionais quanto nas pensões suplementares pagas aos aposentados gregos. De acordo com a mídia local, o socialista George Papandreou não aceita o corte nas aposentadorias.

Os líderes dos três partidos que sustentam o governo provisório grego no Parlamento deixaram o gabinete de Papademos na noite de hoje para que ele negocie a questão com os representantes do trio de credores externos composto por Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE). Um porta-voz do Partido Socialista (Pasok) disse que os líderes políticos poderiam voltar a se reunir ainda esta noite.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo