O diretor de orçamento da Casa Branca disse neste domingo que o nível de déficit orçamentário em 2018 vai ser semelhante ao projetado sob o governo do ex-presidente Barack Obama e afirmou que a gestão de Donald Trump vai mirar balancear o orçamento nos próximos dez anos.
“Estamos trabalhando em tentar colocar o equilíbrio dentro de uma janela de dez anos, algo que os republicanos na Câmara dos Deputados e no Senado tradicionalmente fizeram nos últimos anos”, afirmou o diretor do Escritório de Gestão e Orçamento, Mick Mulvaney, em uma entrevista à rede de TV NBC.
Durante sua campanha, Trump afirmou que ele manteria o déficit orçamentário federal nos patamares atuais e começaria a pagar a dívida nacional, que chegava a US$ 19 trilhões no ano passado.
Mulvaney, ao ser perguntado sobre o lento progresso no aperto fiscal, enfatizou que a gestão de Trump tem conseguido aumentar gastos em políticas prometidas aos eleitores sem aumentar o déficit.
“Depois que gastamos todo o dinheiro adicional com defesa, reforço de fronteiras, garantia de cumprimento da lei e veteranos de guerra, o déficit ainda será o mesmo”, afirmou Mulvaney.
Como deputado, Mulvaney era conhecido por ser um forte defensor do controle de despesas do governo. Agora, ele tem a difícil missão de explicar o quão complexo é eliminar a dívida.
Questionado durante o programa de TV pelo apresentador sobre se alcançar um equilíbrio orçamentário em dez anos significava que o governo “vai aumentar a dívida todo ano pelos próximos dez anos”, Mulvaney disse que sim. “É muito difícil e estamos tratando disso”, acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.