A liderança do Partido Republicano na Câmara dos EUA apressou-se a cancelar a votação de um projeto de resolução que obrigaria o país a suspender suas operações militares na Líbia. O cancelamento foi decidido quando se tornou aparente que muitos deputados republicanos votariam a favor do projeto, dando a ele uma possibilidade real de ser aprovado.
A Câmara, onde o Partido Republicano tem maioria, deveria votar hoje o projeto do deputado Dennis Kucinich (Partido Democrata/Ohio), segundo o qual o presidente Barack Obama deve ordenar a suspensão das operações militares na Líbia dentro de 15 dias. O projeto se baseia na Lei de Poderes de Guerra, de 1973, que diz que o presidente precisa obter aprovação explícita do Congresso para operações militares que durem mais de 60 dias.
Aparentemente, a liderança do Partido Republicano pretendia deixar a votação se realizar sem intervir. Mas, em uma reunião a portas fechadas hoje, os líderes do partido foram surpreendidos pelo grande número de deputados republicanos que manifestaram apoio ao projeto. As informações são da Dow Jones.