Republicanos assumem maioria na Câmara dos EUA

O novo Congresso dos Estados Unidos toma posse hoje com os republicanos, agora majoritários na Câmara dos Deputados, tentando impor obstáculos ao governo democrata de Barack Obama. Os novos parlamentares da oposição devem votar leis para anular a reforma do sistema de saúde, aprovada no ano passado, e também pretendem lançar uma lista de investigações de políticas do atual governo.

A tarefa dos republicanos, que preveem a votação contra a reforma para o dia 12, não será fácil e alguns analistas classificam como praticamente impossível anular a lei. Apesar de ter conquistado a maioria na Câmara, o Partido Republicano continua minoritário no Senado, controlado pelos democratas, que também precisaria rejeitar a reforma, que é considerada a principal vitória doméstica de Obama.

O presidente tenta evitar choques com os adversários. Com a popularidade voltando a superar os 50%, segundo o Gallup, Obama, que retornou ontem para Washington depois de férias no Havaí, afirmou pretender trabalhar com os republicanos para melhorar a situação econômica dos EUA, que começa a se reaquecer, apesar de a taxa de desemprego continuar estável. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo