O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que foi informado pelo embaixador da Líbia no Brasil, Salem Omar Abdullah Al-Zubaidi, que o repórter do jornal O Estado de S.Paulo Andrei Netto será libertado. Segundo Paim, a conversa entre ele e o embaixador aconteceu nesta manhã, por telefone, durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que é presidida por Paim.
O jornalista Andrei Netto, correspondente em Paris, estava na Líbia cobrindo os confrontos entre rebeldes e forças do regime de Muamar Kadafi, e foi preso a oeste da capital Trípoli. “Todas as autoridades da Líbia estão tomando as providências para que ele seja libertado”, afirmou o senador Paim, dizendo que repetia as palavras que ouviu do embaixador por telefone.
Segundo os senadores Paim e Eduardo Suplicy (PT-SP), o embaixador disse que Andrei Netto foi preso por não ter preenchido corretamente os documentos para entrar no país. A conversa com o embaixador ocorreu logo após a Comissão ter aprovado moção de solidariedade do Senado ao Grupo O Estado de S. Paulo pela apreensão provocada com o desaparecimento do jornalista.