mundo

Reino Unido: Presidente da Câmara decide que não haverá hoje novo voto do Brexit

O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, decidiu há pouco que o governo não poderá levar o projeto de lei do acordo do Brexit novamente a votação na Casa ainda nesta segunda-feira.

Ao explicar sua determinação, Bercow apontou que a “substância” das matérias que 10 Downing Street buscava apresentar para votação hoje é a mesma do que o governo pautou na sessão extraordinária do último sábado – na qual o Parlamento aprovou afinal uma moção obrigando o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a pedir um adiamento da data-limite do divórcio à União Europeia (UE).

Além disso, o presidente da Câmara argumentou que não houve nenhuma “mudança significativa” externa ao Legislativo que pudesse justificar uma repetida deliberação da mesma proposta, já que a carta enviada por Johnson a Bruxelas foi “parte de um procedimento” seguindo determinações da própria Casa.

Pela fala de Bercow, restou ainda a informação de que o líder do governo na Câmara dos Comuns, Jacob Rees-Mogg, fará mais tarde uma declaração sobre a pauta do Executivo em que se espera se pronunciar sobre como 10 Downing Street procederá agora.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo