mundo

Reino Unido, França e Alemanha seguem comprometidos em garantir acordo com o Irã

Os chefes de governo do Reino Unido, da França e da Alemanha afirmaram nesta terça-feira em comunicado conjunto que continuam comprometidos em garantir a vigência do acordo nuclear com o Irã. Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a decisão de retirar seu país do pacto e reinstaurar as sanções econômicas a Teerã que haviam sido suspensas pelo tratado.

“Juntos, nós enfatizamos nosso comprometimento contínuo com o JCPOA (como é chamado oficialmente o acordo na sigla em inglês)”, pontuaram a primeira-ministra britânica, Theresa May, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Os três líderes europeus instaram Washington a assegurar que as “estruturas” do pacto nuclear possam permanecer “intactas” e a evitar a adoção de ações que obstruam a “implementação integral” do acordo por “todas as outras partes” que o integram.

“Após nos engajarmos com o governo dos EUA de uma maneira abrangente ao longo dos últimos meses, nós convocamos os EUA a fazer tudo que for possível para preservar os ganhos para a não proliferação nuclear trazidos pelo JCPOA, ao permitir (o cumprimento e o monitoramento) de seus principais elementos”, pediram May, Merkel e Macron.

Eles também disseram “encorajar” o Irã a “mostrar retidão” em resposta à decisão americana. “O Irã tem de continuar cumprindo suas obrigações sob o acordo, cooperando de maneira integral e tempestiva com requerimentos de inspeções da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica, na sigla em inglês).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo