O Reino Unido informou nesta quarta-feira que está fechando a Embaixada do Irã em Londres, em resposta aos ataques à Embaixada do país em Teerã um dia antes, e acusou o governo do Irã de consentir com o episódio de terça-feira, de acordo com uma reportagem do jornal The Wall Street Journal. O secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse que os diplomatas iranianos têm 48 horas para deixar o Reino Unido.
Centenas de manifestantes pertencentes à milícia Basij, da linha-dura do governo, invadiram a Embaixada do Reino Unido na manhã de terça-feira. Eles retiraram a bandeira britânica do mastro e queimaram documentos. Além disso, destruíram o local e causaram dano significativo. O Reino Unido informou que requereu o fechamento imediato da Embaixada iraniana em Londres, dizendo que “a equipe de trabalho deve sair dentro de 48 horas”.
Hague disse que não é possível que o governo iraniano não tenha dado seu consentimento para a invasão da Embaixada na terça-feira. O Reino Unido retirou o seu pessoal da Embaixada em Teerã ontem e nesta quarta-feira. “Não é possível manter uma Embaixada sob essas circunstâncias, ameaças e ações”, afirmou ele no Parlamento. As informações são da Dow Jones.