O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu nesta quinta-feira, aos 88 anos, em um hospital de Bangcoc. Decano dos monarcas em exercício no mundo, Adulyadej estava há 70 anos no trono tailandês.
Com a notícia, o primeiro ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, decretou luto de um ano no país. Segundo ele, o príncipe, Maha Vajiralongkorn, será o novo rei da Tailândia.
Desde o último domingo, o rei estava em condições instáveis de saúde. Ontem, o palácio tinha publicado um boletim médico que acabou por aumentar os temores após um dia de especulações que já tinham levado tailandeses diante do hospital em que Adulyadej estava internado.
Ao longo de seus 70 anos no poder, Adulyadej atravessou períodos como a Guerra Fria e os conflitos em países vizinhos, como Vietnã e Laos, assim como períodos de instabilidade na própria Tailândia, como o golpe militar de maio de 2014, 12º desde o fim da monarquia absoluta no país, em 1932.
Antes da morte do rei ser confirmada, o mercado tailandês fechou em baixa nesta terça, com o índice SET recuando 3,5% devido às preocupações locais com a saúde do monarca. Fonte: Dow Jones Newswires.