O rei Albert II da Bélgica anunciou nesta quarta-feira que vai abdicar em favor do príncipe herdeiro Philippe no dia 21 de julho, data na qual é comemorada a independência do país.
Rumores sobre a decisão circulavam havia semanas. O rei Albert, de 79 anos, vai entregar o trono a seu filho Philippe, de 53. O rei disse que sua idade e saúde não permitem mais que ele realize suas funções como deseja.
“Após reinar por 20 anos, eu acredito que é o momento de entregar a tocha para a próxima geração”, disse o rei em discurso transmitido por todos os principais meios de comunicação do país. “O príncipe Philippe está bem preparado para me substituir.”
A Bélgica teve seis reis desde sua independência, em 1830. Albert II é o primeiro a voluntariamente abdicar do trono.
Em agosto, Albert completaria sua segunda década no trono do país, que tem 10,5 milhões de habitantes. Muitos dizem que o dia em que a Bélgica celebra sua independência seria ideal para entregar o cargo.
A Bélgica se prepara para eleições nacionais e regionais na próxima primavera (no hemisfério norte) e a renúncia nesse período seria praticamente impossível. Fonte: Associated Press.