O rei Abdullah, da Arábia Saudita, fará um pronunciamento amanhã durante o qual deve “anunciar uma série de ordens”, informou a agência de notícias estatal SPA, citando um comunicado do palácio real. O discurso deve ser transmitido às 14h, em horário local (8h em Brasília).
No início do mês, um funcionário saudita contou à agência France Presse sobre uma iminente reforma de gabinete, no momento que começam a surgir na internet pedidos de reforma política no reino. O atual gabinete foi empossado em março de 2007, para um mandato de quatro anos.
Na segunda-feira, forças armadas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos entraram no vizinho Bahrein para ajudar o governo local a lidar com as manifestações opositoras. A minoria xiita saudita realizou manifestações em várias cidades da província leste ontem, para reclamar da violenta repressão aos protestos realizados também por xiitas no dia anterior no Bahrein, que deixou cinco mortos.
Numa tentativa de controlar os protestos populares, que estão varrendo o mundo árabe, Abdullah anunciou, no mês passado, um aumento nos benefícios sociais para os sauditas, incluindo elevação dos salários dos funcionários públicos e mais recursos para compra de moradias.
O pacote, cujo valor estimado é de US$ 36 bilhões, é voltado principalmente aos jovens, funcionários públicos e desempregados. Ele foi anunciado no dia 23 de fevereiro quando o rei retornava de uma viagem de três meses ao exterior, onde se recuperava de uma cirurgia. As informações são da Dow Jones.