As barreiras de segurança financeira da União Europeia serão fortalecidas, disse o comissário do bloco econômico, Olli Rehn. “Espero uma decisão dos líderes da União Europeia no encontro do próximo mês para fortalecer a efetiva capacidade das barreiras de segurança financeira europeia”, disse Rehn, em referência à Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF) e ao futuro Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM), os fundos de resgate da zona do euro. Os lideres de Estado da União Europeia se reunirão em Bruxelas nos dias 1 e 2 de março.
Rehn afirmou que o limite de capacidade de empréstimo combinado do EFSF e do ESM de 500 bilhões de euros pode ser elevado se os recursos que não forem usados no fundo temporário, o EFSF, de 250 milhões de euros, forem repassados para o ESM quando este entrar em vigor.
A Alemanha, maior contribuinte dos fundos, tem resistido à ideia de colocar mais dinheiro dos contribuintes alemães em risco, mas muitos dos membros não europeus do FMI têm, ao mesmo tempo, expressado relutância em conceder mais recursos aos países da zona do euro até que a região aumente seus esforços para ajudar a si mesma. As informações são da Dow Jones.