Rebeldes líbios resistem à ofensiva de Kadafi

A ofensiva das Forças Armadas do regime de Muamar Kadafi, apoiadas por mercenários, nas cidades e vilarejos do oeste e sudoeste da Líbia foi contida ontem por forças rebeldes dispostas a derrubar o regime. Segundo informações obtidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, em toda região o governo recuperou apenas os vilarejos de Garyan e Sabratha, além do controle do posto de fronteira de Dehiba, na divisa do sul da Tunísia.

Até ontem à noite, o regime não foi bem-sucedido em suas ofensivas contra as cidades de Al-Zawayah, Az- Zinean e Nalud. Os principais centros urbanos do entorno de Trípoli seguem nas mãos dos rebeldes.

O contra-ataque das forças de Kadafi no oeste teve início entre a tarde e a noite de segunda-feira. Ainda não está claro se a intenção do regime era apenas reposicionar tropas no interior do país, já que o Exército não consegue reverter as derrotas que sofreu na região nos últimos cinco dias.

Houve combates na periferia de Al-Zawayah na noite e madrugada de ontem. Segundo relatos, as forças leais a Kadafi voltaram a usar artilharia pesada. Mas, após horas de combates, os militares leais ao regime foram mais uma vez expulsos até os limites da cidade, onde mantêm um cerco. Até a noite de ontem, não havia cifras precisas sobre as vítimas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.