Vários grupos rebeldes conservadores da Síria lançaram uma nova ofensiva contra as forças do governo no noroeste do país hoje, menos de um mês após tomar o controle da capital provincial da região. As facções islâmicas, incluindo a Frente Nusra, afiliada à Al-Qaeda, estão coordenando uma campanha cujo alvo parece ser a cidade de Jisr al-Shughour, na província de Idlib.

continua após a publicidade

Os combatentes da oposição também atacam postos de controle do governo, bem como instalações militares próximas. A operação mantém a pressão sobre as forças do governo na área, poucas semanas após os rebeldes capturarem Idlib, capital da província de mesmo nome. Forças leais ao presidente Bashar Assad mantém o controle de Jisr al-Shughour, bem como de cidades e bases militares na província, mas o cenário parece cada vez mais delicado.

Os grupos de oposição divulgaram um comunicado na internet no fim da quarta-feira, anunciando o início da operação, chamada por eles de “Batalha da Vitória”. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos afirmou hoje que os rebeldes já tomaram cinco postos de controle desde o início da ofensiva, incluindo dois próximos de Jisr al-Shugour, em confrontos que deixaram pelo menos oito rebeldes mortos e um número não determinado de baixas entre as tropas do governo. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade