A principal base militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no sul do Afeganistão foi atacada, neste sábado, por rebeldes, ferindo muitos membros do serviço internacional. O ataque foi na Kandahar Air Field, a cerca de 500 quilômetros ao sudoeste de Cabul. Este foi o terceiro ataque em uma instalação importante da Otan registrada em seis dias. O ataque foi feito com uso de artilharia pesada e metralhadoras.
Ninguém se responsabilizou pelo ataque, mas a área de Kandahar é um reduto taleban. Na terça-feira, um suicida taleban atacou um comboio da Otan com uma bomba, matando 18 pessoas, incluindo seis membros da Otan. No dia seguinte, dezenas de militantes taleban atacaram a principal base militar norte-americana, a Bagram Air Field, matando um americano, em uma batalha que durou mais de oito horas.
Mísseis começaram a atingir a Kandahar Air Field no início da noite e, na sequência, houve um ataque por terra, informou a porta-voz da Otan, Amanda Peperseim. Ela disse que o ataque ainda estava em andamento. Segundo ela, pelo menos cinco mísseis atingiram a base, ferindo vários membros, à medida que os rebeldes tentaram sem sucesso entrar na base através do lado norte. Não houve registro de mortes e ela não soube precisar o número exato de feridos.