O presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram na tarde de hoje em Havana, informou hoje a imprensa estatal local. Lula chegou ao país caribenho ontem e foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, encontrando-se posteriormente com o presidente. Não foram divulgados detalhes sobre os assuntos abordados.
“Durante o cordial intercâmbio, os dois líderes mostraram satisfação com o excelente estado das relações entre as duas nações e dialogaram sobre diversos temas da atualidade internacional”, afirmou o jornal Granma, que publicou também uma foto da reunião.
Segundo o diário, estiveram presentes também o chanceler Rodríguez e o ministro de Comércio Exterior, Rodrigo Malmierca. Em sua chegada, foi informado que Lula “visitará lugares de interesse econômico” em Cuba.
O Brasil tem um investimento milionário na reconstrução do porto de Mariel, poucos quilômetros a oeste de Havana. O portal Cubadebate informou que Lula vinha das Bahamas e seguirá para a Venezuela, onde se encontra com o presidente Hugo Chávez. Lula deve deixar amanhã a ilha comunista. As informações são da Associated Press.