O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, rejeitou as ofertas de mediação sobre a crise com a Catalunha e pediu respeito à lei espanhola, em discurso no Parlamento do país um dia após o presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, ter assinado um documento de declaração de independência da Espanha.

continua após a publicidade

Embora tenha agradecido pelas ofertas de mediação, Rajoy afirmou que “não há mediação possível entre a lei democrática e a desobediência e a ilegalidade”.

continua após a publicidade

Puigdemont afirmou ontem que deve proceder com a secessão, mas suspendeu o resultado plebiscito que garantiu vitória ao sim pela independência por algumas semanas, para negociar com Madri.

continua após a publicidade

Segundo Rajoy, nenhum país apoia os esforços da Catalunha em busca da independência e que ninguém deve ter “orgulho” do plebiscito ou da imagem que ele criou. O primeiro-ministro espanhol encerrou seu discurso pedindo para que todos os cidadãos “coloquem um fim à essa divisão com serenidade, prudência e com o objetivo final de recuperar a coexistência”. Fonte: Associated Press.