A rainha Elizabeth tornou-se hoje a mais velha monarca do trono britânico por volta das 17:00 GMT (15 horas de Brasília), informou o Palácio de Buckingham. Assim, ela superou o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória, nascida em 24 de maio de 1819 e que viveu por 81 anos e 243 dias. Funcionários palacianos informaram que não haveria eventos especiais para marcar a ocasião, e que a rainha passaria o dia lidando com documentos reais.
Elizabeth, que assumiu o trono em 1952, é um dos cinco monarcas desde a Conquista Normanda de 1066 a reinar por mais de meio século. Ela está a oito anos de quebrar o recorde do reinado mais longo, de 64 anos, pertencente a Vitória. Ela deve superar a marca em 9 de setembro de 2015. A atual rainha já detém o quarto reinado mais longo, e deve superar o rei Henry III em 5 março e o rei George III em 2012.
Por outro lado, seu filho, príncipe Charles, está perto de conquistar o título de o herdeiro por mais tempo à espera do trono. O filho de Vitória tornou-se o rei Eduardo VII em 1901, com pouco mais de 59 anos e dois meses. O príncipe Charles fez 59 anos cinco semanas atrás, em 14 de novembro. O Palácio de Buckingham tem informado repetidamente que a rainha não pretende abdicar em favor do filho – e a espera tende a ser ainda longa. Sua mãe, a rainha-mãe Elizabeth, morreu em 2002, com 101 anos de idade.