Um helicóptero que retornava de uma plataforma marítima de petróleo no Mar do Norte caiu nesta quarta-feira (1.°) na costa nordeste da Escócia. Dezesseis pessoas estavam a bordo e, segundo a polícia escocesa, oito corpos foram retirados do mar. Um porta-voz da companhia de petróleo British Petroleum (BP) disse que o helicóptero estava a serviço da empresa e retornava para a Grã-Bretanha. A busca pelas outras vítimas continua.
O porta-voz do sindicato de trabalhadores Oilc, Jake Molloy, afirmou que o aeronave era um Bond Super Puma Flight 85 N, que deveria chegar ao aeroporto de Aberdeen no início da tarde (horário local). A Agência Marítima e a Guarda Costeira informaram que dois helicópteros da Força Aérea britânica e um avião foram destacados para as buscas, além de navios. Os hospitais nas proximidades de Aberdeen, localizada a cerca de 860 quilômetros ao norte de Londres, colocaram em ação seu principal plano de emergência.
O acidente desta quarta foi o segundo deste tipo no ano. Em ambos os casos, a aeronave envolvida era o mesmo modelo de helicóptero, o Super Puma. Esse tipo de aeronave tem sido usada para transportar trabalhadores aos campos de exploração de gás na costa da Escócia desde a construção desse tipo de plataforma no local, nos anos 1970. Na queda ocorrida em fevereiro, todos os ocupantes foram resgatados.