Quatro supostos membros do ETA são presos na França

O suposto chefe do braço armado do grupo separatista Pátria Basca e Liberdade (ETA), Alejandro Zobaran Arriola, e mais três suspeitos de fazerem parte da organização foram detidos, informaram hoje as polícias da França e da Espanha.

A detenção dos quatro suspeitos ocorreu na noite de ontem em Willencourt, no departamento (Estado) de Pas-de-Calais, norte da França, informou a polícia francesa. O Ministério do Interior da Espanha disse que Zobaran Arriola, de 29 anos, é o chefe do “aparato militar” do ETA. Outro dos detidos é o suposto chefe de logística da organização basca, Mikel Oroz Torrea, de 31 anos. “Essas detenções irão enfraquecer o ETA ainda mais e nos levar mais próximos ao fim da violência”, disse o porta-voz do governo espanhol, Ramón Jauregui.

O ETA tem sido desmantelado, nos últimos anos, por várias detenções. Em janeiro, a organização separatista basca proclamou que seu cessar-fogo unilateral, declarado em setembro do ano passado, passou a ser permanente. Mas o governo espanhol descartou negociações e insiste que o grupo precisa se dissolver. O ETA matou mais de 825 pessoas desde que lançou sua campanha pela independência do País Basco, no noroeste da Espanha e sudoeste da França, no final da década de 1960. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo