O Quarteto de Madri criticou nesta terça-feira o governo de Israel por ter aprovado a construção de mais centenas de habitações em assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada.

continua após a publicidade

A decisão israelense “denota a urgente necessidade de as partes retornarem a negociações sérias e substanciais”, diz a nota do Quarteto, formado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia (UE) e Organização das Nações Unidas (ONU).

O grupo criticou Israel pela “decisão unilateral” tomada em um momento no qual os mediadores se esforçam para levar israelenses e palestinos de volta à mesa de negociações.

Na segunda-feira, Israel aprovou a construção de 277 habitações na colônia judaica de Ariel. Ao longo da última semana, autoridades israelenses aprovaram 2.500 novas habitações para judeus em Jerusalém Oriental a manifestaram a expectativa em que a construção de mais 2.700 unidades habitacionais será autorizada em breve.

continua após a publicidade

Os palestinos reivindicam a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental como parte de um futuro Estado palestino independente, soberano, viável e com contiguidade territorial. As informações são da Associated Press.