Pyongyang pode testar mais cinco mísseis, diz agência

A Coreia do Norte aparentemente está disposta a disparar mais cinco mísseis em testes, afirmou hoje um texto da agência sul-coreana Yonhap. A nação comunista deve disparar mais projéteis de curto alcance e estabeleceu zonas onde embarcações marítimas não devem circular, segundo a Yonhap. A agência atribuiu a informação a um funcionário do governo sul-coreano não identificado.

A emissora de televisão sul-coreana YTN divulgou informação similar, indicando que a Coreia do Norte estabeleceu a zona de exclusão naval em suas águas costeiras a leste e oeste da península entre 10 e 20 de outubro, indício da probabilidade de mais testes. O governo sul-coreano não quis comentar os relatos.

A Coreia do Norte lançou ontem cinco foguetes em sua costa leste. Foram os primeiros testes do país desde o início de julho e vêm à tona no momento em que Washington avalia se aceita a proposta dos norte-coreanos de estabelecer negociações diretas. A ação de Pyongyang pode ser uma tentativa de melhorar sua posição nas negociações sobre seu programa nuclear e em possíveis conversas diretas com os Estados Unidos.

Boa vontade

A Coreia do Norte teve recentemente gestos de boa vontade com Estados Unidos e Coreia do Sul, após meses de tensões sobre seus testes nucleares e de mísseis no início do ano. O líder norte-coreano, Kim Jong-il, disse na semana passada que seu governo poderia retomar as negociações internacionais, conforme o resultado do diálogo direto que o país deseja com os EUA. Washington afirmou que analisa a possibilidade de negociar diretamente com Pyongyang.