O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, propôs a criação de uma “ampla frente popular” para as eleições parlamentares da Rússia, o que parece uma tentativa de conter o crescente descontentamento com seu partido e solidificar apoio de diversos segmentos da população.
O Rússia Unida de Putin tem a maioria do parlamento e é o partido dominante nos cargos regionais do país. No entanto, pesquisas mostram que sua popularidade vem caindo ao passo que os russos cada vez mais associam o partido à burocracia corrupta.
As eleições parlamentares da Rússia acontecerão em dezembro próximo e vão decidir o cenário para as eleições presidenciais três meses depois, em 2012. Putin, que saiu da presidência em 2008 após dois mandatos consecutivos, não revelou se vai concorrer, mas suas atitudes levam a crer que ele pretende fazê-lo.
Num discurso para centenas de membros de seu partido hoje, em Volvogrado, o primeiro-ministro disse que a nova frente deveria ser formada não só pelo Rússia Unida, mas também por outros partidos políticos, sindicatos dos trabalhadores, organizações feministas, grupos de jovens e associações de veteranos. As informações são da Associated Press.