O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, pediu nesta quarta-feira transparência nas eleições marcadas para março, quando ele vai tentar o terceiro mandato presidencial. A oposição alerta para o risco de fraudes.

continua após a publicidade

“Eu estou pronto para a maior transparência possível”, disse Putin em reunião com editores dos principais jornais russos e com líderes dos canais de televisão mais importantes, segundo a agência de notícias RIA Novosti.

“Só é possível trabalhar neste nível quando você tem a confiança real e o apoio dos cidadãos. Dessa forma você pode fazer o que planejou”, disse ele. “É importante para mim conhecer o real apoio que tenho. Eu quero que nossas eleições sejam transparentes e o mais justas possível.”

Os russos foram para as ruas em protestos depois de o Rússia Unida, o partido de Putin, ter vencido as eleições parlamentares em dezembro, sob fortes acusações de fraudes feitas pela oposição.

continua após a publicidade

Putin também afirmou estar pronto para discussões com opositores que estão fora dos principais partidos políticos, horas depois de um grupo de celebridades russas ter anunciado a criação de um novo movimento para monitorar as eleições e tornar públicas as fraudes.

“Nós estamos prontos para debater com todos, inclusive com a oposição fora do sistema”, disse o premiê, embora tenha se recusado a participar dos debates na televisão com outros candidatos.

continua após a publicidade

“Eu e meus colegas estamos preparados para nos reunirmos (com representantes da oposição). A propósito, nós os convidamos, mais de uma vez”, disse Putin. Ele acrescentou que os escritores Boris Akunin e Dmitry Bykov – dois integrantes da oposição – nunca foram vê-lo. As informações são da Dow Jones.