Moscou, 12 – O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que os países emergentes integrantes do grupo BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – não têm um papel especial na ajuda aos problemas da dívida na Europa.
As declarações de Putin contrastam com as do principal assessor econômico do presidente Dmitry Medvedev, que na segunda-feira disse que a Rússia, junto com os outros membros dos BRICS, está pronta para ajudar a Europa, quando esta anunciar uma estratégia para aliviar sua crise da dívida.
Falando em entrevista à imprensa da China, Putin disse: “Eu não acho que os países BRICS seriam capazes de ter qualquer papel especial aqui”, referindo-se à crise da dívida na Europa. “As potências europeias têm recursos suficientes para resolver esses problemas.”
O premiê russo disse que os BRICS trabalham para ter um papel maior em temas como as estruturas financeiras globais, e mais espaço no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial. Presidente russo entre 1999 e 2008, Putin é apontado por muitos analistas como o homem mais poderoso do país. Além disso, será candidato nas próximas eleições presidenciais, em 2012. As informações são da Dow Jones. (Gabriel Bueno)