O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, criticou duramente os Estados Unidos por terem providenciado o transporte aéreo de volta a Tbilisi dos soldados georgianos que estavam no Iraque. Putin observou que a ação americana prejudicaria os esforços na busca por uma solução para o conflito entre Rússia e Geórgia por causa da província separatista georgiana pró-Moscou da Ossétia do Sul.
“É uma pena que alguns de nossos parceiros, ao invés de ajudarem estavam na verdade se colocando no caminho”, disse Putin durante reunião de gabinete em Moscou. “Eu falo, entre outras coisas, sobre o fato de os Estados Unidos terem realizado o transporte aéreo de contingente militar da Geórgia que estava no Iraque diretamente para a região de conflito”, declarou.
Ontem, o Exército dos Estados Unidos usou aviões para levar a Tbilisi centenas soldados georgianos que estavam no Iraque. Segundo um general russo, os EUA já levaram mais de 800 soldados georgianos em oito vôos de Bagdá a Tbilisi.
Os comentários de Putin refletem a crescente irritação da Rússia com relação à condenação do Ocidente a sua ação militar contra a Geórgia. A Rússia entrou na Ossétia do Sul na sexta-feira, um dia depois de a Geórgia ter desencadeando uma ampla operação militar para controlar a província rebelde pró-Moscou.