O presidente regional deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, será mais uma vez o principal candidato de seu Partido Democrático Europeu Catalão (PDeCAT) na eleição regional no próximo mês, enquanto segue lutando contra a extradição da Bélgica para a Espanha.
Puigdemont afirmou à emissora de televisão El Punt-Avui que “está terminando” uma lista de candidatos para as eleições parlamentares convocadas pelo primeiro ministro espanhol na região para o mês que vem, após o plebiscito realizado à revelia do governo central espanhol ter resultado em uma maioria de votos a favor da separação, instaurando uma crise.
Ele disse que incluirá na lista tanto membros do seu Partido Democrático da Catalunha como candidatos independentes sem um histórico na política. Segundo ele, a lista correrá sob o nome “Juntos pela Catalunha”.
O separatista catalão afirmou que vai liderar a campanha de Bruxelas, onde ele e quatro de seus ex-ministros estão enfrentando um processo de extradição que pode enviá-los de volta à Espanha para enfrentar acusações de rebelião e insubordinação.
Fonte: Associated Press