Médicos e grupos de pacientes estão alertando que o mais recente projeto de lei do Partido Republicano para o sistema de saúde dos Estados Unidos pode enfraquecer as proteções para pessoas com condições médicas pré-existentes. Alguns congressistas republicanos moderados estão ecoando essas preocupações, lançando um olhar cético para a proposta.
O Ato de Cuidado Acessível, conhecido como Obamacare, que foi aprovado durante o governo do ex-presidente Barack Obama, exige que seguradoras cuidem de todos os pacientes, independentemente da história médica. Assim, pacientes com problemas de saúde pagam os mesmos valores que os saudáveis.
O presidente da Câmara, o republicano Paul Ryan, afirmou que as pessoas com condições médicas pré-existentes teriam mais cobertura caso o projeto republicano seja aprovado. No entanto, Gail Wilensky, economista do partido especialista em saúde, disse que a abordagem republicana dá aos Estados a opção de diminuir significativamente os cuidados a esses pacientes. Fonte: Associated Press.