Professores de ensino médio do Uruguai terão acesso facilitado a computadores pessoais, como parte da ampliação do Plano Ceibal para a educação, anunciou no domingo (30) o presidente, Tabaré Vázquez, na inauguração do Foro de Inovação das Américas em Punta del Este, principal balneário turístico do país.
O plano, colocado em prática no ano passado pelo governo, prevê também um computador para cada criança em idade escolar, o que já é realidade em escolas primárias de alguns departamentos (estados) uruguaios, e deve ser estendido também aos professores do ensino fundamental.
Vázquez afirmou que a iniciativa "pode parecer irrelevante, mas não é, já que muitos desses docentes não possuem um computador pessoal, o que significa dificuldades no desempenho das tarefas".
Segundo a proposta, que terá financiamento estatal, os professores poderão adquirir um computador portátil por cerca de US$ 180 divididos em parcelas. Outra proposta do plano instalará, em breve, um programa dedicado à prevenção do consumo de cigarro nos computadores dos alunos.
Segundo o presidente uruguaio, o Plano Ceibal é "uma revolução profunda e irreversível, porque é uma revolução na inteligência, na informação e no conhecimento de nossas crianças, de nossos jovens e de nossos docentes".
"As revoluções não garantem a prosperidade do povo, mas se são autênticas, contribuem para que todos tenham oportunidades iguais de prosperar", declarou Vázquez no encontro em Punta del Este.
O Foro, que se encerra amanhã, discute temas como a implementação de estratégias nacionais de inovação, oportunidades de investimento na área e sua relação com a agricultura, indústria, turismo, engenharia e biocombustíveis.
Participam do encontro técnicos uruguaios e estrangeiros, entre eles, o norte-americano criador do projeto não governamental Um Laptop por Criança (One Laptop per Child – OLPC), que tem o objetivo de facilitar o acesso deste recurso tecnológico para a educação de crianças do mundo inteiro.