O mercado de carne de cordeiro é crescente no País, no entanto, sua produção encontra-se abaixo da demanda de consumo. O manejo para produção de animais prontos para abate durante todo ano será tema da palestra do gerente executivo do Cordeiro Herval Premium, engenheiro agrônomo Clóvis Ávila, em evento do setor, no próximo dia 25, na UFPR.
Ávila apresenta o caso dos produtores gaúchos de Cordeiro Herval Premium como exemplo de organização da cadeia produtiva de animais selecionados durante o I Simpósio Sul Brasileiro de Ovinos e Caprinos, XIII Simpósio Paranaense de Ovinocultura e I Simpósio Paranaense de Caprinocultura, promovidos de forma integrada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e outras instituições do PR.
O Cordeiro Herval Premium é a primeira certificadora de cordeiro do Brasil. Foi criada em 1999 com o objetivo de identificar e comercializar rebanhos de qualidade diferenciada, produzidos na região da serra do sudeste do Rio Grande do Sul, uma das maiores regiões produtoras de ovinos do País. A partir de 2007, a entidade passou a certificar animais produzidos em todo RS e abatidos em frigorífico de abrangência nacional Atualmente, o selo Cordeiro Herval Premium garante ao consumidor carne de alta qualidade. E ao produtor, assegura remuneração diferenciada.
Para Ávila, o fomento da produção de cordeiro, com alto padrão de qualidade, de forma organizada e constante é fundamental para o crescimento da cadeia produtiva no País. ?A ovinocultura no Brasil ainda é sazonal, isto é, concentra a produção de animais para abate, principalmente, no verão. No entanto, com manejo adequado é possível produzir animais com condições ideais ao consumo, durante todo ano. E desta forma, manter a regularidade do produto no mercado?, diz.