O primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, reconheceu que seu partido perdeu as eleições nacionais para a oposição liderada pela irmã do ex-líder Thaksin Shinawatra.

continua após a publicidade

O resultado aparente da eleição pavimenta o caminho para que Yingluck Shinawatra torne-se a primeira mulher a ocupar o posto de primeiro-ministro no país. A eleição ocorre cinco anos depois que seu irmão foi retirado do poder por um golpe militar. Ele permanece em um exílio autoimposto em uma vila luxuosa em Dubai para evitar prisão por acusações de corrupção e abuso de poder, as quais ele nega.

Yingluck falava com repórteres na sede do seu partido neste domingo à noite. Ela se recusou a declarar vitória até que os resultados sejam finais. Com 80% dos votos contados, os resultados oficiais indicam que o partido de Yingluck terá 251 cadeiras, mais do que a maioria necessária para formar um governo.

A Tailândia está dividida entre a população rural e a elite governante. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

continua após a publicidade