Primeiro-ministro diz que China precisa de reforma

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, afirmou que uma reforma no sistema político do país é necessária para sustentar o crescimento econômico, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

“Não temos somente de conduzir uma reforma no sistema econômico, mas também no sistema político”, afirmou, em viagem a Shenzhen. “Se não há garantias de uma reforma no sistema político, o resultado obtido na reforma econômica pode ser perdido e a meta da modernização pode não ser alcançada.” Wen Jiabao acrescentou que é importante “garantir os direitos democráticos das pessoas e legitimar direitos e interesses”.

Além disso, o premiê criticou “o problema da excessiva concentração de poder”, explicando que devem ser criadas “condições para permitir que as pessoas critiquem e supervisionem o governo e punam firmemente a corrupção”.

Wen Jiabao não detalhou seus comentários, mas a fala reflete uma preocupação dos governantes da China com a corrupção e os abusos de poder, que se tornam uma grande ameaça ao Partido Comunista. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo