O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu declarou a vitória de seu partido, o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), após resultados preliminares das eleições indicarem a restauração da maioria no parlamento do país.
A TV estatal TRT reportou que, com mais de 97% das urnas apuradas, o AKP obteve pouco mais de 49% dos votos, o que garante confortavelmente que o partido recupere a maioria para governar. “Hoje é um dia de vitória, mas é também um dia de humildade, disse Davutoglu em discurso para apoiadores na sua cidade natal, Konya.
Os resultados preliminares sugerem que deu certo a estratégia do partido governista de realizar novas eleições. Apoiadores do partido em Ancara e Istambul já comemoravam empunhando bandeiras. Uma multidão em frente à casa do presidente Recep Tayyip Erdogan em Istambul gritava: “A Turquia tem orgulho de você”.
A disputa é reprise de uma eleição de junho na qual o governista AKP surpreendentemente perdeu o seu regime de partido único, devido a uma forte presença do partido curdo. A maioria dos analistas esperava que o AKP perdesse espaço novamente, mas os resultados preliminares sugerem que o partido conquistou milhões de votos perdidos pelo partido nacionalista MHP e o partido curdo HDP.
O comparecimento às urnas foi de cerca de 87% dos 54 milhões de eleitores.
O vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus, do AKP, disse que o resultado preliminar indicou que os eleitores querem estabilidade. “As pessoas querem calma, querem segurança”, disse. Fonte: Associated Press.