Primeiro-ministro de Israel convoca novo pleito

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu anunciou hoje que convocará eleições antecipadas de Israel. De acordo com comentaristas políticos, o pleito deverá ser no início de 2013.

Em pronunciamento na TV local, o premiê disse que chegou a conclusão de que sua coalizão de governo não seria capaz de conseguir um acordo sobre o Orçamento nacional.

“Portanto, decidi, para o benefício de Israel, convocar eleições agora para a data mais próxima possível”, disse.

De acordo com o jornal “Haaretz”, Netanyahu esteve na última semana com líderes dos partidos da coalizão para discutir a aprovação do Orçamento ou a convocação de novas eleições.

Além deles, esteve com o ministro das Finanças, Yuval Steinitz, e do Interior, Eli Yishai, que dirige o partido ultra-ortodoxo Shas.

A perspectiva da antecipação das eleições surgiu depois de Yishai dizer que não apoiaria uma sére de cortes nos gastos do governo, incluindo redução nas aposentadorias, pensões e programas sociais para os mais pobres.

Fontes próximas a Netanyahu indicaram ao “Haaretz” que a antecipação da eleição aconteceu devido à alta popularidade e reputação do premiê e do Likud para conseguir um novo mandato.

Eles também consideram o impacto da aproximação do premiê com o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, o que desgastou a relação com o presidente Barack Obama.

Os assessores do primeiro-ministro ainda citaram o discurso na assembleia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) como uma antecipação para discutir a segurança de Israel no novo pleito.