Primeiro-ministro da Grécia reformula ministérios

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, decidiu realizar uma reformulação em seu ministério, num surpreendente anúncio feito de madrugada. As mudanças acontecem um ano após a chegada dos socialistas ao poder.

O governo enfrenta aguda crise econômica, desencadeada pelo elevado déficit fiscal grego. Diversas medidas estão em curso para reduzir o endividamento público do país, o que gera insatisfação social.

A remodelação não atingiu, entretanto, o ministro de Finanças, Georges Papaconstantinou, que foi mantido no cargo. Ele lida diretamente com os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia, entidades que aprovaram pacote de 110 bilhões de euros para ajudar a Grécia. A manutenção de Papaconstantinou indica que o governo não mexerá nos programas de austeridade fiscal.

Já a ministra de Economia e Desenvolvimento Louka Katseli será substituída por Michalis Chrisohoidis, atualmente ministro para Proteção dos Cidadãos. Louka assumirá o ministério Trabalho e Segurança Social, enquanto a pasta de Proteção dos Cidadãos passará a Christos Papoutsis.

A decisão sobre as mudanças ocorreu depois que três membros do governo decidiram deixar os cargos para se candidatar às eleições locais em novembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna