Primeiras ondas do tsunami atingem Havaí

As primeiras ondas do tsunami causado por um terremoto de magnitude 8,9 no Japão chegaram às ilhas de Kauai e Oahu, no Havaí, informou hoje o jornal local Star-Advertiser, citando o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês). Até o momento, não se sabe o tamanho dessas ondas. O NWS advertiu, porém, que as primeiras ondas podem não ser as maiores. Não há, até o momento, nenhuma informação sobre estragos causados pelas águas.

Houve alertas com sirenes para que pessoas deixassem as áreas costeiras do Havaí, após o terremoto no Japão causar alertas de tsunami em boa parte do Oceano Pacífico. “Parece que esse será um evento muito sério”, previu John Cummings, do Departamento de Gerenciamento de Emergências em Honolulu.

O Centro de Alerta de Tsunami em Palmer, no Alasca, informou que o Havaí e partes da Costa Oeste dos EUA estão em alerta. Os moradores devem ficar atentos a mais informações sobre as ondas. Alertas também foram emitidos para países na América Central e do Sul, bem como para nações da costa oeste do Pacífico.

No Canadá, foi emitido um alerta de tsunami para a Colúmbia Britânica, província no oeste do país. Segundo a rede CNN, o NWS emitiu alertas de tsunami para 50 países e territórios. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo