Um homem tentou esfaquear nesta segunda-feira o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, em uma rua do centro da cidade de Turku, informaram fontes governamentais.
No entanto, os guarda-costas do primeiro-ministro impediram o ataque e conseguiram render o agressor antes que o mesmo conseguisse se aproximar de Katainem, que, por sua vez, realizava um ato de sua campanha para as eleições municipais, previstas para o próximo domingo.
No momento da tentativa de ataque, segundo a imprensa local, Katainen conversava com alguns eleitores em um ato eleitoral de seu partido, o conservador Kokoomus.
De repente, um homem de cabelos compridos e vestido com uma jaqueta de couro negro partiu em direção ao primeiro-ministro com uma faca na mão, mas os agentes de segurança reagiram com rapidez e conseguiram desarmá-lo rapidamente.
Posteriormente, o possível agressor foi entregue à polícia, que, por sua vez, levou o individuo algemado até uma delegacia para ser interrogado. Segundo a imprensa local, ninguém ficou ferido no ataque.
Após a detenção do agressor, a polícia inspecionou minuciosamente a região para assegurar que não havia mais nenhum tipo de risco, e Katainen, que foi levado a um lugar seguro após o incidente, pôde dar continuidade ao seu ato eleitoral.